PORTO DE LUANDA

Historial


Com o desenvolvimento do tráfego e da extensão do caminho-de-ferro de Ambaca, seu principal contribuinte de mercadorias, Luanda reclamava já por serviços portuários mais consentâneos.
 
Inauguração dos Caminhos de Ferro de AmbacaO cais da Alfândega, onde eram descarregadas as mercadorias e depois levadas em batelões até aos navios fundeados a grande distância, revelava-se incapaz de satisfazer a demanda de navios e mercadorias, o que implicava perdas de tempo e aumentos de fretes incomportáveis para uma sã economia.
 
A construção do Porto de Luanda foi por isso uma necessidade imposta pelo desenvolvimento económico e industrial de Angola.
 
Em Março de 1941, foram adjudicadas as obras de construção do Porto de Luanda à firma Anglo Ducth Engineering and Harbour Works Co. Ltd, começando em Julho desse ano os trabalhos preparatórios para a construção do porto.
 
O primeiro travessão que correspondia à 1ª fase das obras portuárias foi inaugurado em Junho de 1945.
 
Desde então, o Porto de Luanda conheceu várias obras visando a sua expansão e adequação às necessidades da economia angolana.
 
Em 2005 a gestão dos terminais do Porto de Luanda foi dada em concessão a operadores privados, por um período de 20 anos, ficando a cargo da EPL a gestão administrativa do porto e o exercício da respectiva autoridade portuária.

Planta de São Paulo da Assunção de Luanda (1665)
Planta de São Paulo da Assunção de Luanda (1665)

 

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Costa de Angola 1953-1971

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